▪ Ao viajar pela Rússia no início do outono, o turista que visita a zona rural talvez se depare com o espinheiro-marítimo, um pequeno arbusto ou árvore carregada de frutinhas de cor alaranjada. Em vez de crescerem em cachos, elas literalmente revestem cada galho, dando-lhe cor.
Essas frutinhas são comestíveis, mas, ao apanhá-las, cuidado com os espinhos. Elas devem ser colhidas uma por uma e com delicadeza para não serem esmagadas. Visto que cresce melhor em climas frios, o espinheiro-marítimo é com freqüência encontrado em regiões montanhosas desde o noroeste da Europa até os montes Altai, na Ásia Central, e também no oeste e norte da China e no norte do Himalaia. Essas frutinhas têm sido valorizadas há séculos na China, na Rússia e no Tibete.
Referências ao espinheiro-marítimo são encontradas em livros da medicina tradicional tibetana e em antigos textos gregos. Seu nome em grego, hippophaë, significa “cavalo brilhante”. Acredita-se que esse nome venha de uma antiga prática grega de usar essas frutinhas e suas folhas para deixar os cavalos de corrida com a pelagem brilhosa.
Arbustos do espinheiro-marítimo foram trazidos da Sibéria para a América do Norte por imigrantes russos, no início do século 20, para o cultivo comercial. Hoje, o espinheiro-marítimo é cultivado em muitos países como importante fonte de alimento e de remédios.
Dentre outras coisas, suas frutinhas contêm vitaminas C e E, ácido fólico, carotenóides, ácidos graxos e flavonóides. Recentemente, foram feitas pesquisas para confirmar se o espinheiro-marítimo realmente ajuda na redução dos riscos de problemas cardiovasculares e no tratamento de câncer, úlceras gastrintestinais, problemas de pele e doenças do fígado. A bebida feita com essas frutinhas é refrescante, tem sabor forte e serve como tônico para vários problemas de saúde.
Uma parte da frutinha que é muito apreciada é sua pequena semente preta. O óleo da semente contém a maioria dos nutrientes da fruta. Alguns estudos indicam que esse óleo fortalece o sistema imunológico. Além disso, ele é usado em cosméticos e produtos dermatológicos por causa de seu famoso efeito rejuvenescedor.
Se algum dia você visitar a Rússia, talvez veja as frutinhas alaranjadas do espinheiro-marítimo e admire sua beleza. Mas, como vimos, essa planta tem muito a oferecer além de sua beleza. Realmente, é uma das muitas obras que comprovam a sabedoria e bondade de nosso Criador.
Blogger Comment
Facebook Comment