▪ É mais leve do que o algodão, mas proporcionalmente mais forte do que o aço. Cientistas estudam a seda produzida pelas aranhas orbitelas há décadas. A seda do fio estrutural — a mais forte dos sete tipos de seda que essas aranhas tecem — se tornou o centro das atenções. Ela é mais resistente e impermeável do que a produzida pelo bicho-da-seda, muito usada na confecção de roupas.
Analise o seguinte: a produção de fibras industriais, como o kevlar, requer temperaturas altas e o uso de solventes orgânicos. Em contraste, as aranhas produzem a seda em temperatura ambiente usando água como solvente. Além disso, a seda do fio estrutural é mais resistente do que o kevlar. Se fosse ampliada para ficar do tamanho de um campo de futebol americano, a teia feita com essa seda poderia parar um Jumbo em pleno vôo.
Não é de admirar que os pesquisadores fiquem intrigados com a força dessa seda. “Os cientistas gostariam de aplicar as propriedades dela em produtos que vão de coletes à prova de balas a cabos para pontes suspensas”, escreve Aimee Cunningham na revistaScience News.
Mas reproduzir a seda do fio estrutural não é fácil porque o material é fabricado dentro do corpo da aranha e ainda não se entende bem esse processo. “É uma lição de humildade saber que tantas pessoas inteligentes estão tentando imitar o que as aranhas no porão das casas fazem de modo tão natural”, afirma a bióloga Cheryl Y. Hayashi, citada na revista Chemical Engineering News.
O que você acha? A aranha e sua seda tão resistente como o aço surgiram por acaso ou foram projetadas por um Criador inteligente?
Blogger Comment
Facebook Comment