▪ A carapaça do besouro Cyphochilus tem escamas sobrepostas que são dez vezes mais finas que um fio de cabelo. “Quando vi essas escamas num microscópio eletrônico, foi como se um novo mundo se abrisse diante dos meus olhos”, disse o Dr. Pete Vukusic, da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. “Foi surpreendente!”
Analise o seguinte: A descoberta de Vukusic explicou por que esse besouro é tão branco. Não tem nada a ver com pigmentação. O segredo é o tamanho dos filamentos que formam as escamas e o espaçamento entre eles. Essa estrutura dispersa a luz com uma eficácia incomum. “Revestimentos minerais industriais, como os usados em papel de alta qualidade, plásticos e algumas tintas, precisariam ser duas vezes mais grossos para atingir um grau de brancura assim”, relatou a revista Science Daily.
Os cientistas acreditam que essa carapaça camufla o besouro Cyphochilus. Ele fica parecendo o fungo branco onde costuma ser encontrado. Mas os especialistas estão mais interessados em usar o segredo da cor desse pequeno inseto para beneficiar humanos — por exemplo, no desenvolvimento de materiais sintéticos ultrabrancos. O Dr. Vukusic disse que coisas como o papel de escrever, a cor de nossos dentes e até mesmo a claridade de luzes “serão aperfeiçoadas se a tecnologia conseguir empregar os conceitos obtidos no estudo do besouro”.
Blogger Comment
Facebook Comment