As asas do beija-flor

                           

Já observou um beija-flor? Claro que sim. Mas talvez não tenha parado para ver suas asas, pois bem me acompanhe que iremos desvendar um importante segredo.

▪ Na sua opinião, quem é mais eficiente no ar? Aviões ou animais como morcegos, insetos e pássaros? Por incrível que pareça, os aviões não são páreos para essas pequenas maravilhas da natureza, que “possuem habilidades impressionantes de se manter no ar mesmo com ventos fortes, chuva e neve”, disse Wei Shyy, professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Michigan.* Qual é o segredo? Bater as asas — algo que o homem inveja desde suas primeiras tentativas de levantar vôo.
Analise o seguinte: Durante o vôo de alguns pássaros e insetos, suas asas sempre mudam de formato para se adaptar ao ambiente. Isso os habilita a pairar no ar e realizar manobras bruscas. A revista Science News comenta o que foi observado nos morcegos: “Quando voam a uma velocidade baixa, de cerca de 1,5 metro por segundo, os morcegos viram as pontas das asas para baixo e rapidamente as acionam para trás num movimento ascendente. Os cientistas acreditam que essa técnica . . . possibilita a força de sustentação e propulsão.
             ”Beija-flores  ‘mais rápidos que aviões de caça’
Ao analisar o mergulho de um beija-flores em pleno voo, um pesquisador da Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA, concluiu o seguinte: a ave é mais rápida que um avião a jato, levando-se em conta quantas vezes por segundo ela percorre a distância equivalente ao comprimento de seu corpo. Christopher Clark filmou os rituais de acasalamento dos machos da espécie Calypte anna e calculou que, ao dar um rasante para impressionar as fêmeas, “esses acrobatas emplumados atingiram velocidades de quase 400 comprimentos de corpo por segundo”. Uma velocidade assim é comparativamente “maior do que a de um avião de caça” em sua potência máxima, diz Clark. No fim de seu mergulho, quando a ave faz um voo ascendente, ela fica submetida a dez vezes o valor da força da gravidade — mais do que pilotos de caças podem aguentar sem desmaiar.
Sem dúvida, ainda há muito que aprender sobre os aviadores da natureza. “Fisicamente, o que eles fazem com o ar para conseguir uma força de sustentação tão eficiente?”, pergunta Peter Ifju, professor de engenharia mecânica e aeroespacial na Universidade da Flórida. Ele continua: “Simplesmente não conseguimos entender todos os aspectos da Física envolvidos no vôo. Podemos ver o que [os pássaros e insetos] fazem, mas não compreendemos como isso interage com o ar.”

       Credito da pesquisa:Copyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania

SHARE

Maiorprojeto

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Aproveite as ofertas

Todos os direitos reservados a Manoel Leandro . Tecnologia do Blogger.
Custom Search

Aproveite as ofertas