Tomate negro |
“O QUE eu faria sem tomates?”, diz uma dona-de-casa italiana. No mundo todo, muitas pessoas que gostam de cozinhar são da mesma opinião, visto que o tomate aparece em muitas receitas da culinária internacional. É a hortaliça mais cultivada nas hortas. Mas, afinal, o tomate é fruta ou hortaliça?
Na botânica, o tomate é uma fruta, por se tratar de uma baga com sementes. Mas muitos o consideram uma hortaliça — servida como acompanhamento do prato principal. Saboroso como ele só, tem um passado fascinante.
História
Os astecas, no México, cultivavam o tomate como alimento. No início do século 16, os conquistadores espanhóis partiram do México levando consigo o tomatl (no idioma asteca náuatle) para a Espanha e o chamaram de tomate. Em pouco tempo, encraves espanhóis na Itália, na África do Norte e no Oriente Médio se deliciavam com essa novidade.
tomate roxo |
Por volta de meados do século 16, o tomate chegou ao norte da Europa. No início, o tomateiro era apenas um arbusto ornamental nos jardins, pois achava-se que o tomate era venenoso. Embora fosse da família das solanáceas, com folhas muito aromáticas e hastes tóxicas, descobriu-se que a fruta era inofensiva.
É provável que o tomate introduzido na Europa fosse amarelo, visto que os italianos o chamavam de pomodoro (maçã de ouro). Os ingleses o chamavam de tomate e mais tarde de tomato, mas o termo love apple (maçã do amor) também pegou. Da Europa, o tomate viajou de volta pelo Atlântico indo em direção à América do Norte, onde acabou tornando-se um alimento muito apreciado no século 19.
Grande variedade e popularidade
tomate amarelo |
Esse alimento popular é cultivado desde a Islândia, no extremo norte, até a Nova Zelândia, no extremo sul. Os Estados Unidos e países do sul da Europa são os maiores produtores. Nos países mais frios, o cultivo é feito em estufas, e nas regiões áridas usa-se a técnica hidropônica (cultivo em solução provida de nutrientes inorgânicos).
O tomate continua sendo a hortaliça favorita dos que têm horta em casa. É de fácil cultivo, apenas alguns tomateiros sendo suficientes para o consumo de uma família pequena. Se você dispõe de pouco espaço, procure variedades específicas para quintais e jardineiras.
diferentes tipos de tomate |
Dicas
Não guarde os tomates na geladeira, visto que temperaturas baixas prejudicam o sabor dos tomates. Se quiser que amadureçam mais rápido, coloque-os no peitoril da janela, onde bate sol, ou na temperatura ambiente numa tigela com um tomate ou banana maduros, ou ainda, num saquinho de papel pardo por alguns dias.
O tomate é bom para a saúde. Contém vitaminas A, C e E, potássio, cálcio e sais minerais. Pesquisas indicam também que é excelente fonte de licopeno, antioxidante eficaz, que, pelo que consta, diminui o risco de certas doenças como o câncer e as doenças cardíacas. A composição do tomate é entre 93% e 95% de água e, para a alegria dos que vigiam o peso, tem pouquíssimas calorias.
Delícia versátil na culinária
Que tipo de tomate comprar? A variedade vermelha comum é muito boa para saladas, sopas e molhos. Os tomates-cereja, minúsculos tomates vermelhos, cor-de-laranja ou amarelos, são muito doces devido ao alto teor de açúcar, o que os torna deliciosos crus. Nas pizzas ou nas massas, se possível dê preferência aos tomates compridos e carnudos. O tomate-caqui, grande e de textura firme e carnuda, é ideal para ser recheado ou assado. Tomates verdes, às vezes com estrias características, são excelentes picados e temperados como acompanhamento. Tomates dão sabor e cor característicos a uma grande variedade de pratos deliciosos preparados com hortaliças, ovos, massas, carne e peixe. Se não tiver acesso a tomates frescos, é muito provável que encontre nas lojas muitos produtos industrializados à base de tomate.
Toda pessoa que gosta de cozinhar tem suas receitas com tomate, mas aqui vão algumas sugestões que você poderá experimentar.
1. Prepare uma entrada rápida e colorida intercalando fatias de tomate, queijo mozarela e abacate. Tempere com um molho feito de azeite de oliva e pimenta-do-reino e enfeite com folhas de manjericão.
2. Faça uma salada grega com tomate cortado em gomos, pepino, queijo feta,azeitonas pretas e cebola-roxa fatiada. Tempere com sal e pimenta e sirva com um molho de azeite de oliva e sumo de limão.
3. Improvise uma salsa mexicana. Pique tomates frescos, cebola, pimenta-malagueta e folhas de coentro. Tempere com um pouco de sumo de limão-galego e misture bem.
4. Faça um molho de tomate para massas, simples mas saboroso, colocando numa panela uma lata de tomates em pedaços, uma pitada de açúcar (ou ketchup), um fio de azeite de oliva, um dente de alho picado, algumas ervas como manjericão, louro ou orégano, sal e pimenta. Deixe a mistura ferver, depois cozinhe em fogo baixo por uns 20 minutos até o molho engrossar. Despeje o molho sobre o macarrão.
O tomate, hortaliça versátil, é apenas um exemplo da maravilhosa variedade de alimentos que o Criador nos proporcionou.
Crédito: jw.org
Blogger Comment
Facebook Comment