UMA NUVEM de gafanhotos pode conter uns ‘80 milhões desses insetos por quilômetro quadrado’. Mesmo assim, eles não colidem uns contra os outros. Como eles conseguem isso?
Analise o seguinte: Atrás de cada olho composto do gafanhoto existe um neurônio chamado detector lobular gigante de movimento. Quando parece que vai haver uma colisão, esses neurônios enviam mensagens para as asas e pernas, fazendo com que o gafanhoto aja rapidamente. Essa reação é cinco vezes mais rápida do que um piscar de olhos.
Os olhos e neurônios do gafanhoto inspiraram cientistas a desenvolver um sistema computadorizado que permite que um robô móvel detecte objetos e se desvie deles, sem a necessidade de radares complicados nem detectores infravermelhos. Pesquisadores estão usando essa tecnologia para reduzir o número de colisões entre veículos por equipá-los com um sistema de alerta rápido e preciso. “Ainda existe muito a aprender de um inseto tão simples como o gafanhoto”, disse o professor Shigang Yue, da Universidade de Lincoln, Reino Unido.
O que você acha? Será que o sistema anticolisão do gafanhoto é resultado da evolução? Ou teve um projeto?
crédito jw.org
Blogger Comment
Facebook Comment