UMA baleia-corcunda adulta é maior e mais pesada que um ônibus. Ainda assim, esse mamífero gigante é incrivelmente ágil ao mergulhar e fazer curvas. Como ele consegue ser tão ligeiro? Parte do segredo está nas saliências de suas nadadeiras.
Analise o seguinte: A maioria das baleias e outros cetáceos possui nadadeiras com bordas frontais lisas. Mas não a baleia-corcunda. Ela tem saliências bem grandes (chamadas tubérculos) na borda frontal de suas nadadeiras. Quando ela nada, a água flui sobre as saliências e forma um grande número de vórtices. As saliências canalizam o fluxo de água e criam turbulências. Esse efeito proporciona mais força de sustentação à baleia, permitindo que ela incline bem suas nadadeiras sem perder sustentação. Nessa inclinação, as saliências também reduzem o arrasto — um benefício importante para suas longas nadadeiras, que individualmente correspondem a um terço do tamanho de seu corpo.
Pesquisadores estão usando esse conceito para aprimorar lemes de barcos, turbinas hidráulicas, moinhos de vento e hélices de helicópteros.
O que você acha? Será que a nadadeira da baleia-corcunda é resultado da evolução? Ou teve um projeto?
Blogger Comment
Facebook Comment