A célula mais comum na corrente sanguínea é responsável pela cor vermelha do sangue e, por isso, é chamada de glóbulo vermelho. Apenas uma gota de sangue contém centenas de milhões dessas células. Com a ajuda de um microscópio, vê-se que elas são redondas e achatadas no meio. Cada uma delas contém centenas de milhões de moléculas de hemoglobina. Cada molécula, por sua vez, é uma bela estrutura esférica, composta de cerca de 10 mil átomos de hidrogênio, carbono, nitrogênio, oxigênio e enxofre, além de quatro átomos de ferro mais pesados que tornam possível que o sangue transporte o oxigênio. A hemoglobina facilita o transporte do dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões, de onde ele é exalado.
Outra parte vital dos glóbulos vermelhos é uma película chamada de membrana. Essa camada maravilhosa permite que as células se afinem para que consigam passar pelos minúsculos vasos sanguíneos e assim sustentar cada parte do corpo.
Os glóbulos vermelhos são produzidos na medula óssea. Depois que um novo glóbulo entra na corrente sanguínea, ele pode circular pelo coração e pelo corpo mais de 100 mil vezes. Diferentemente das outras células, os glóbulos vermelhos não têm núcleo. Isso faz com que tenham mais espaço para transportar oxigênio e os torna mais leves, o que ajuda o coração a bombear uma grande quantidade de glóbulos vermelhos por todo o corpo. No entanto, sem núcleo, eles não conseguem renovar as partes internas. Por isso, depois de cerca de 120 dias, os glóbulos vermelhos começam a se deteriorar e a perder a elasticidade. Enormes glóbulos brancos, chamados de fagócitos, consomem essas células velhas e lançam fora os átomos de ferro. Os poucos átomos de ferro se fixam nas moléculas transportadoras, que os levam para a medula óssea a fim de serem usados na produção de novos glóbulos vermelhos. A cada segundo, a medula óssea libera de dois a três milhões de novos glóbulos vermelhos na corrente sanguínea.
Se os inúmeros glóbulos vermelhos que há em seu corpo parassem de funcionar de repente, você morreria em poucos minutos.
Credito:Copyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
Credito:Copyright © 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania
Blogger Comment
Facebook Comment