▪ Experimente seu prato favorito, e imediatamente seu paladar será ativado. Mas como exatamente funciona esse processo maravilhoso?
Analise o seguinte: A língua — e também outras partes da boca e da garganta — contém grupos de células epiteliais, chamados botões gustativos. Muitos estão localizados em papilas na superfície da língua. Um botão gustativo contém até cem células receptoras, cada qual podendo detectar um dos quatro tipos de sabor: azedo, salgado, doce ou amargo.* O sabor picante fica numa categoria à parte e estimula, não os botões gustativos, mas os receptores de dor. Voltando às células receptoras gustativas, elas estão ligadas a nervos sensoriais que, ao serem estimulados pelas substâncias químicas dos alimentos, transmitem imediatamente sinais à região inferior do tronco cerebral.
Mas o paladar envolve mais do que a boca. Os 5 milhões de receptores olfativos no nariz — que o habilitam a detectar aproximadamente 10 mil cheiros específicos — desempenham um papel fundamental no paladar. Estima-se que uns 75% do que chamamos de paladar está na verdade relacionado com o olfato.
Os cientistas desenvolveram um nariz eletroquímico que usa sensores químicos de gases como um dispositivo de olfato artificial. No entanto, o neurofisiologista John Kauer, citado na revista Research/Penn State, da Universidade Estadual da Pensilvânia, observou: “Qualquer dispositivo artificial será extremamente simples em comparação com o original, que é maravilhosamente elegante e sofisticado.”
Ninguém negaria que o paladar aumenta o prazer das refeições. Contudo, os pesquisadores ainda não conseguem entender o que leva as pessoas a preferir um determinado sabor. “A ciência talvez entenda muito sobre o funcionamento básico do corpo humano”, relata a revista Science Daily, “mas nosso paladar e olfato continuam sendo, de certa forma, um mistério”.
O que você acha? O seu paladar surgiu por acaso? Ou é evidência de um projeto?
Em anos recentes, alguns cientistas acrescentaram a essa lista o sabor chamado umami, que descreve o sabor exclusivo dos sais do ácido glutâmico. Um deles é o glutamato monossódico, usado para realçar o sabor dos alimentos.
© Dr. John D. Cunningham/Visuals Unlimited
Blogger Comment
Facebook Comment